A Festa Junina, festa tipicamente religiosa, é realizada em todo o país de diferentes formas. É comum que sejam realizadas festas juninas nas escolas. A quadrilha é indispensável, sem falar nos comes e bebes. Mas como organizar uma festa junina educativa? Essa é a missão da maioria das escolas: conseguir transmitir algo educativo com a festa. Muitas instituições esquecem de passar o lado educativo da festa junina, ou seja, da onde veio ou por que há tantos alimentos do milho, enfim.
É preciso unir as comemorações aos ensinamentos históricos da festa de junina. Um exemplo é ressaltar que a festa “Junina” não recebe esse nome apenas por que acontece no mês de junho, mas também por que é a Festa de São João. Nesse mesmo mês se comemoram o dia d Santo Antonio e São Pedro. Os três santos são reverenciados com as festividades Juninas. Entre as dicas de pedagogos estão:
- Valorizar o brincar
- Estimular a participação da família
- Envolver os estudantes no assunto
- Trazer os alunos para a preparação da festa
- Associar o conteúdo escolar à festa junina
- Não usar a festa para arrecadar dinheiro
- Procurar o sentido original da festa
- Descaricaturizar o homem do campo
- Resgatar as manifestações culturais
Descobrir isso pode ser o primeiro passo para a contextualização da festa. Qual a origem dessa festa? Os professores devem motivar os alunos para buscar a resposta dessa indagação. É essa busca que eles estudam, se informam sobre o assunto. O que pode despertar interesse na historia, por exemplo, é saber que a tradição vem dos festejos de agradecimento aos santos pela colheita do meio do ano e que, por isso, a maioria dos quitutes é feita de milho, o que muitos adultos nem imaginam.
Outro detalhe é o deboche em relação ao homem do campo, o chamado “caipira”. É preciso tirar essa imagem da cabeça das crianças. Um homem do campo não é um “Jeca Tatu”. A festa junina pode ser ótima oportunidade também para apresentar novos instrumentos musicais para as crianças, como a sanfona. As escolas devem buscar profissionais que trabalhem com a música e dança típicas da festa. Além da quadrilha, existem inúmeros tipos de dança que são realizadas em todo o país, como o pau de fita ou o frevo.
A festa junina não pode ser apenas um pretexto para se arrecadar dinheiro para melhorias na escola, que é o que acontece em muitas escolas mais carentes. É claro que a verba pode se voltar para o colégio, mas em algumas instituições acontece a ação beneficente, ou seja, a entrada para a festa é um quilo de alimento ou produtos de higiene que depois serão doados para uma instituição carente. Com algumas dicas você pode organizar festa junina na escola que vai passar toda uma educação para os alunos, além de divertir toda uma comunidade.
Essas foram algumas sugestões para festa junina educativa. Você pode ainda usar brincadeiras que aguçam a criatividade e coordenação motora das crianças. A maioria das brincadeiras tem prêmios, o que conquista ainda mais a criançada.