segunda-feira, 23 de maio de 2011

Lateralidade

            Durante o crescimento, naturalmente se define o domínio lateral da criança: será mais forte, mais ágil do lado direito ou esquerdo. A lateralidade corresponde a dados neurológicos, mas também é influenciada por certos hábitos sociais.
            Não devemos confundir lateralidade (domínio de um lado em relação ao outro, em termos de força e da precisão) e conhecimento “esquerda-direita” (domínio dos termos “esquerda” e “direita”).
            O conhecimento “esquerda-direita” decorre da noção de domínio lateral. È a generalização da percepção do eixo corporal, de tudo o que cerca a criança; esse conhecimento será mais facilmente apreendido quanto mais acentuado e homogêneo for à lateralidade da criança. Com efeito, se a criança. Com efeito, se a criança percebe que trabalha naturalmente "com aquela mão", guardará sem dificuldade que "aquela mão" é à esquerda ou à direita. Caso haja hesitação na escolha da mão, a noção de “esquerda-direita” não poderá firmar-se com segurança. Da mesma forma, em caso de lateralidade cruzada, a criança confundirá facilmente os termos “esquerda” e “direita”, por ser ora forte do lado direito (por exemplo, o pé), ora mais forte do lado esquerdo (a mão).
            O conhecimento estável de esquerda e de direita só é possível aos 5 ou 6 anos, e a reversibilidade (possibilidade de reconhecer a mão direita e a mão esquerda de uma pessoa à sua frente) não pode ser abordada antes dos 6 anos, 6 anos e meio. De fato, esse estudo precede os de simetria em orietação espacial.
            

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