segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Projeto Amora


Hoje conheci o Projeto Amora, o nome desse projeto não foi escolhido à toa. Em uma amora, os gomos são unidos. A palavra lembra amor, lembra mórula (fase embrionária em que se têm células em um aglomerado), lembra aroma também. 
A idéia do projeto surgir em 1995, com alguns professores que discutiam sobre as inovações que o colégio poderia fazer no ensino do primeiro grau. A metodologia escolhida foi à pesquisa - ação. As atividades são feitas até hoje com a quinta e a sexta série do Colégio de Aplicação.
O Projeto Amora  visa desenvolver a capacidade de autonomia dos alunos promovendo atividades que privilegiam diferentes formas de interação. Além disso, as atividades são planejadas para criar espaços para que o desenvolvimento e as aprendizagens das crianças possam ser acompanhados, possibilitando uma prática privilegia as intervenções capazes de auxiliá-las. 
No Projeto Amora o professor é o mediador, mas o aluno tem a oportunidade de escolher o assunto que quer estudar usando a internet, é o aluno como autor do próprio conhecimento.

Um comentário:

Rosana disse...

muito bom, Betânia ! gostei !