Grupo: Alunos da Pré-Escola ao 4º Ano
Local: Pode ser feito na sala, no pátio ou outro lugar que achar melhor para você e sua turma.
Material: Rolo de barbante e uma tesoura sem ponta.
Desenvolvimento: Forme com os alunos uma grande roda e, em seguida, cada criança mede três palmos do cordão, corta para si e passa o rolo adiante. Sugira que cada um brinque com seu pedacinho de barbante, tentando criar ou formar algo. no chão. Pronta as obras cada um observa as figuras formas. Incentive-os á fazer comentários e interpretações. Após os comentários e observações peçam que amarrem a barbante na ponta do barbante do amigo vizinho e peçam para que eles criem junto uma única figura. Proponha á eles que refaçam juntos, alguns dos desenhos que fizeram individualmente. Enquanto as crianças escolhem juntas qual desenho irão fazer e colocarem a ideia em prática, o professor aproveita, para observá-los. Nessa fase, surgem muitas ideias e cada um irá querer falar mais alto que o outro. Alguns buscam argumentos para as sugestões, outros ficam chateados, outras irão debochar da situação, outros ameaçaram desistir, outros desistiram, uns irão incentivar aqueles que querem sair, à ficar, alguns não irão se esforças para ajudar os colegas, enfim muitas coisa neste momento será possível observar. O professor deverá ficar atento ao comportamento da turma durante este momento de tensão. Este momentos será bem produtivo se você deixar os alunos resolverem por si só seus impasses, mesmo que a solução não seja a melhor solução no momento. O mais importante e deixá-los livres para se resolverem e se decidirem. Deem um tempo para essa interação. No final, em circulo, a turma conversa sobre o que sentiram no decorrer dos acontecimentos.
Conclusão: Por meio dessa dinâmica, os alunos tomam consciência de seu potencial, além da importância de interaçõa, colaboração, respeito mútuo uns com os outro...
Nenhum comentário:
Postar um comentário